Baixe gratuitamente o aplicativo
CR PACIS, para pais e alunos!

Use grátis o app!

OBRAC – OLIMPÍADA BRASILEIRA DE CARTOGRAFIA

31/08/2021 às 12h23

A Equipe Sirius, A ESTRELA MAIS BRILHANTE formada por estudantes da 3ª Série do Ensino médio e com orientação do Prof. Dr. Baltazar Casagrande está classificada para a 2ª FASE da OBRAC – OLIMPÍADA BRASILEIRA DE CARTOGRAFIA.

A Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC) envolve as ciências da informação geoespacial e está em sua quarta edição. A primeira edição ocorreu em 2015, a segunda em 2017 e a terceira em 2019. A OBRAC é um evento bienal e tem participação de todos os estados brasileiros; nas edições anteriores houve participação de 2369 escolas, 12056 alunos e 3014 professores. Um dos aspectos inovadores da metodologia adotada, o trabalho em equipe, tem promovido uma rica relação entre os componentes das equipes e nas escolas e tem favorecido a cooperatividade nas provas.

O objetivo principal da OBRAC é divulgar a Ciência Cartográfica, fundamental e estratégica para o país, e despertar nos estudantes a curiosidade e o interesse pela Cartografia com foco no conhecimento espacial para cidadania, através de atividades desafiantes que estimulam o aprendizado e o pensamento espacial. Pretende-se ainda, prover aos professores o conhecimento e ferramentas inovadoras para o ensino dinâmico e participativo em áreas que abrangem o conteúdo cartográfico, como geografia, história e matemática.