Baixe gratuitamente o aplicativo
CR PACIS, para pais e alunos!

Use grátis o app!

Aulas de Ensino Religioso trabalham a Páscoa e seu real sentido com todos os alunos do colégio

11/04/2022 às 18h48

A grande festa cristã que celebra a Ressurreição de Jesus Cristo, a vitória sobre a morte e a passagem transformadora em nossa vida, está sendo trabalhada nas aulas do ensino religioso com todas as turmas do colégio Regina Pacis. “É importante trabalhar com as nossas crianças e jovens os valores da misericórdia, da união, da doação e do amor. Aqui na escola ensinamos sobre a Páscoa desde o seu surgimento, o real sentido da palavra Páscoa que significa passagem. Na época os judeus eram escravos no Egito, há mais ou menos 400 anos, e Deus mandou Moisés para libertá-los, e eles passaram por uma Travessia. Mas antes, prepararam uma Páscoa, uma ceia, onde matavam o cordeiro, comiam em família com pães sem fermento com sandália nos pés e cajado nas mãos, porque eles estavam prontos para partir,  prontos para sair da vida de escravidão e se tornarem livres” relembrou a Irmã Cleidjane Rocha , professora de ensino religioso.

A Páscoa é a passagem de uma vida de escravidão para uma vida de liberdade no Novo Testamento. Para os católicos ela acontece por meio de Jesus Cristo. No sentido espiritual representa a libertação dos pecados. Por meio da palavra de Deus, do sofrimento de Jesus Cristo e da sua paixão, Jesus veio ao mundo para passar por essa paixão e nos libertar da Morte e do pecado. “Trabalhamos com os nossos alunos desde a educação infantil, com a entrada de Jesus triunfante em Jerusalém que é a caminhada de Ramos onde as pessoas que colocavam Ramos e iam aclamando Jesus. As crianças fazem essa procissão na escola e depois nós trabalhamos a ceia! Com a representação daquela primeira ceia onde é colocado o pão, o vinho neste caso suco de uva, que relembra o último momento que Jesus esteve naquela refeição com seus amigos. Nós partimos o pão e partilhamos com as crianças. Com os adolescentes dos sétimos anos até o ensino médio nós estamos fazendo uma leitura Orante da palavra de Deus, onde refletimos desde a condenação de Jesus até a sua paixão.  E nessa leitura nós levamos nossos alunos a rezar e acompanhar a vida de Cristo, buscando assim trabalhar com eles os valores do amor, da doação, da amizade”, explica a Irmã Cleidjane. 

Na  escola  também está acontecendo momentos de oração e adoração. O objetivo desse trabalho é que a Páscoa seja celebrada com o seu verdadeiro sentido para todos os cristãos: passagem da morte para a vida.

“Em sala de aula foi trabalhado com as crianças os símbolos da páscoa e os seus significados: o coelho, o ovo, o girassol, o pão, o vinho, a cruz e o cordeiro.  Na educação infantil trabalhamos a verdadeira história da Páscoa de maneira lúdica, com apresentação do vídeo contando a história de Jesus e falando da importância do perdão.  Também trabalhamos a via-sacra com as 15 Estações, fizemos momento de oração e música para resgatar o verdadeiro sentido da Páscoa”. Explicou a professora de ensino religioso, Juliana Camargo Perez.

“Esta Páscoa está sendo diferente! Temos que ser solidários com nossos irmãos que estão sofrendo, aqueles que são crucificados pela ganância, arrogância e egoísmo. No período de quaresma trabalhamos várias atividades que contribuem para a vivência em unidade com os irmãos; destacou a coordenadora de pastoral, Irma Maria José.  

A Páscoa é o centro do Ano Litúrgico e de toda a vida da Igreja. Celebrá-la é celebrar a obra da redenção humana e da glorificação de Deus que Cristo realizou quando, morrendo, destruiu a morte; e ressuscitando, renovou a nossa vida.