COLÉGIO REGINA PACIS

Como Deus tem seus planos de amor para aqueles que Ele ama, D. Gentil foi informado do trabalho das Religiosas junto à juventude e imediatamente fez o pedido a Ir. Fabiana Maria, Provincial do Sul em Maringá, no Estado do Paraná, que aceitou o convite, pois o carisma de Sacrificar-se e consagrar-se à juventude, falava muito alto no coração das religiosas. Seria uma conquista, um grande desafio.

Os pais desejavam um Colégio para Sinop com um Ensino Médio de qualidade, para que os filhos não saíssem tão jovens de sua companhia para as grandes cidades. E em fevereiro de 1997, as três primeiras Irmãs chegaram à cidade. Finalmente, Colégio Regina Pacis estava autorizado, oficialmente, para iniciar o curso de Ensino Médio, começando com 96 alunos, formando três turmas. No ano seguinte, deu-se início ao Ensino Fundamental e em seguida o Ensino Infantil.

A sociedade sinopense acreditou no Colégio recém-fundado e percebeu que o Instituto das Religiosas da Instrução Cristã correspondeu aos anseios de maneira satisfatória.

O prédio antigo, de madeira, pertencia aos Padres Camilianos de São Paulo e foi vendido ao Colégio. O terreno foi doado pela Colonizadora Sinop. Muitas reformas foram feitas e um prédio novo, sóbrio e moderno se fez necessário.
O Regina Pacis cresceu surpreendentemente como a cidade de Sinop. Nosso lema Duc in Altum (Sempre para o Alto) traduz esse crescimento.

O Colégio Regina Pacis, com sede em Sinop e de origem Belga foi fundado em Sinop – MT em 30 de janeiro de 1997.

A Entidade Mantenedora do Colégio Regina Pacis é a ASSOCIAÇÃO DAS RELIGIOSAS DAS DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ, fundada por Madre Agathe Verhelle em 1826, com sede geral na Bélgica e sede local em Recife-PE.

Em 1997, foi autorizado o funcionamento do Ensino Médio – não profissionalizante, sob o decreto n° 1434 de 17/03/1997, Resolução n° 043/97-CEE/MT, publicado no Diário Oficial do Estado n° 22.109.

Em 1999, foi autorizado o funcionamento do Ensino Fundamental – 1ª a 8ª série, sob portaria n° 076/99-SEDUC/MT de 17/02/1999, publicado no Diário Oficial do Estado.

Em 2000, foi autorizado o funcionamento da Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série, modalidade regular, sob o decreto nº 1238 de 17/03/2000, Resolução nº 042/00-CEE/MT, publicado no Diário Oficial do Estado nº 22.846.

Da esquerda para a direita: Ir. Liliane, Ir. Ana, Ir. Maria José, Ir. Fabiana e Ir. Veronice

MISSÃO

Formar a pessoa humana com base nos valores cristãos, éticos e acadêmicos, de maneira participativa e comprometida, encarnando a face atual do Cristo educador para construir uma sociedade sustentável.

VISÃO

Ser o grupo de educação Damas, propiciando visibilidade e expansão ao carisma institucional com ações conjuntas e participativas, pautado na educação acadêmica e cristã que contribua para uma sociedade ética e fraterna.

VALORES

1. Revelar a face atual do Cristo educador;
2. Duc in Altum – Avançar para águas mais profundas;
3. Promover o conhecimento científico e a pesquisa;
4. Respeito e acolhimento à pessoa humana como imagem e semelhança de Deus;
5. Tudo fazer bem com amor e alegria, competência e ousadia;
6. Diálogo, escuta e discernimento;
7. Observância do direito e a prática da justiça;
8. Educar com firmeza e afeto;
9. Comprometimento, ética e transparência.