Baixe gratuitamente o aplicativo
CR PACIS, para pais e alunos!

Use grátis o app!

Corredor ativa a memória histórica com exposição de objetos centenários

22/02/2024 às 15h44

As relíquias guardadas pelos pais e avós, proporcionaram aos alunos uma viagem no tempo. A exposição dos objetos, alguns com centenas de anos, transformou o corredor do colégio num riquíssimo museu particular dos sextos anos.

Em décadas, com poucos recursos, principalmente digitais, a aluna Alice Lourenço trouxe um rádio amarelo. “Minha bisavó usava este rádio para ouvir música e informações em 1950, naquela época, ela não tinha celular”, contou a aluna.

Os estudantes resgataram a história através de objetos antigos. Eles levaram para a escola máquina de escrever, telas, aparelho ortodôntico, ferro, panela, dentre outros objetos usados pelos seus pais, avós e bisavós, que foram essenciais para manter a história. Cada objeto fez parte de um acontecimento de muitos anos na família. As lembranças além de ativar sons, cheiros e sentimentos na memória, guardam de uma forma palpável a história da humanidade.

“O conteúdo foi trabalhado na disciplina de história. Que abordou a importância do historiador, como é construída a história e de que forma os objetos podem ser fontes nesta edificação. Além disso, o momento foi de reflexão sobre como a modernidade substitui estes materiais ao longo dos anos, e que as pessoas guardam algo por ter um valor afetivo em sua história”, esclareceu Gabriela Camila Krombauer (Supervisora pedagógica do ensino fundamental anos finais).

O objetivo da atividade é despertar o interesse dos estudantes na disciplina, promovendo a compreensão da evolução tecnológica e a conexão com suas origens familiares, contribuindo para a formação cidadã.